• Facebook

4º CURTA SUZANO

MOSTRA DO CURTA-METRAGEM DO ALTO TIETÊ  - 2020

REGULAMENTO

 

ORGANIZAÇÃO

O Curta Suzano – Mostra do Curta-metragem do Alto Tietê (doravante chamado Curta Suzano neste documento), é organizada pelo coletivo Curta Suzano. Todas as informações concernentes à Mostra e ao Coletivo estão disponíveis no endereço virtual www.curtasuzano.com.br

 

LOCAIS E DATAS

A quarta edição do Curta Suzano acontecerá em Suzano-SP, entre os dias 17 e 20 de junho de 2020, com programação em locais que serão divulgados oportunamente. Todas as sessões e eventos referentes ao Curta Suzano são gratuitas. 

 

OBJETIVOS

O Curta Suzano tem como objetivo a democratização e a difusão da produção audiovisual do Alto Tietê, com caráter cultural e competitivo, assim como a difusão das produções brasileiras e internacionais, além de discutir o mercado, os meios e estratégias da produção audiovisual e a formação de plateia para o cinema brasileiro. 

A programação do 4º Curta Suzano prevê a realização de oficinas, seminários, exibição dos curta-metragens, além de debates, shows e apresentações culturais.

 

A MOSTRA

O Curta Suzano constitui suas mostras nas seguintes categorias:

 

Mostra Competitiva do Alto Tietê 

Curta-metragens de todos os gêneros, de até 25 (vinte e cinco) minutos, incluindo os créditos, produzidos por realizadores residentes nas cidades do Alto Tietê. A comprovação se dará através de envio da imagem em PDF de alguma correspondência oficial (conta de água luz ou telefone; correspondência bancário ou de operadora de de cartão), em nome d(a) proponente. de O Curta Suzano considera cidades da região do Alto Tietê aquelas participantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê - Condemat (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano)

 

Mostra Competitiva Panorama Brasil

Filmes de até 25 (vinte e cinco) minutos, de todos os gêneros, produzidos e realizados por produtores brasileiros e/ou realizados em território nacional.

 

Panorama Latino-Americano e Mundial – mostra não competitiva

Filmes de até 25 (vinte e cinco) minutos, de todos os gêneros, produzidos e realizados na América Latina e outros países.

 

Mostra Competitiva Panorama Estudantil do Alto Tietê 

Filmes de até 25 (vinte e cinco) minutos, de todos os gêneros, produzidos por alunos de escolas públicas e privadas das cidades do Alto Tietê.

 

INSCRIÇÃO

O período de inscrições será entre 1º de fevereiro e 31 de março de 2020, até às 23n59mim (horário de Brasília), para filmes produzidos entre os anos de 2018 e 2020. 

Não serão aceitas inscrições de obras ainda não concluídas, assim como também não serão aceitos filmes publicitários ou institucionais.  

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online com o preenchimento do formulário  e o envio do link onde as obras estão hospedadas (Google Drive, Youtube ou Vimeo), 2 (duas) fotos do filme e 1 (uma) do (a) diretor (a) para e-mail curtasuzano@gmail.com

No caso de obras estrangeiras ou em língua que não seja a portuguesa, será de responsabilidade dos (as) produtores (as) o envio de cópias já legendadas em português.

Não serão aceitas obras que tenham a assinatura de produtores (as) ou diretores (as) de familiares diretos (até segundo grau), da produtora Ateliê de Imagens (co-produtora do evento), do coletivo Lentes Periféricas (co-produtora das edições anteriores do evento), da Comissão Organizadora e do Júri Oficial. Também não serão aceitas inscrições de filmes já contemplados nas edições anteriores do Curta Suzano. 

 

Filmes que façam apologia ao racismo, uso de entorpecentes, violência e às diversas fobias sociais que ferem a dignidade humana, serão desclassificados pela comissão responsável pela seleção dos filmes da mostra


 

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS

Apenas as obras selecionadas serão apresentadas nos espaços participantes do Curta Suzano.

Os produtores das obras selecionadas poderão, a seu critério, enviar cópias em HD utilizando serviço online de transferência de arquivos, como o Wetransfer, que serão encaminhados a comissão julgadora e apresentados ao público durante a mostra. responsabilidade pelo envio

 A lista das obras selecionadas será divulgada até 15 de maio de 2020 no site www.curtasuzano.com.br.


 

PARCERIAS E PREMIAÇÃO

As produções da Mostra Competitiva do Alto Tietê, a serem escolhidas pelo Júri Oficial, receberão o PRÊMIO CURTA SUZANO. A premiação se dará nas seguintes categorias:

- Melhor Filme

- Melhor Roteiro

- Melhor Direção

- Melhor Montagem (edição)

- Melhor Fotografia

- Melhor Interpretação Principal

- Melhor Interpretação Coadjuvante

- Melhor Filme – Escolha do Público

 

As produções da Mostra Competitiva Estudantil do Alto Tietê, a serem escolhidas pelo Júri Oficial, receberão o PRÊMIO CURTA SUZANO. A premiação se dará nas seguintes categorias:

- Melhor Filme – Categoria Estudantil 1

- Melhor Filme – Categoria Estudantil 2

- Melhor Filme – Categoria Estudantil 3

 

As produções da Mostra Competitiva Panorama Brasil, a serem escolhidas pelo Júri Oficial, receberão o PRÊMIO CURTA SUZANO. A premiação se dará nas seguintes categorias: 

- Melhor Filme

 

As premiações serão anunciadas na cerimônia de encerramento do Curta Suzano no dia 20 de junho de 2020.

É direito do Júri Oficial não conceder prêmios, caso os trabalhos não se enquadrem nos critérios da avaliação, bem como atribuir MENÇÕES HONROSAS, desde que em acordo com a Comissão Organizadora.

Nas categoria Panorama Estudantil, serão conferidos três prêmios conferidos pelo júri aos três filmes melhor avaliados, sem hierarquia entre as obras audiovisuais contempladas.

As decisões do Júri Oficial serão irrevogáveis e plenas. No caso de ausência eventual de membros do Júri Oficial, a Comissão Organizadora indicará os respectivos substitutos com mesmo grau de competência.


 

ACERVO DA MOSTRA

O material enviado para a seleção não será devolvido e passará a fazer parte do acervo do Curta Suzano, podendo ser utilizado futuramente, estritamente para fins culturais e sem objetivos comerciais, nos projetos do Curta Suzano, sem prévia autorização de seus autores e proprietários.

 

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

Imagens "still" e trechos de até 3 minutos das obras selecionadas poderão ser utilizados pela Mostra estritamente para fins de divulgação do evento e sua programação em qualquer meio de comunicação.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pessoa responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o realizador da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição no Curta Suzano, e que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim o responsável, pela inscrição em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente decorrente da exibição ou uso dos trabalhos. A participação no Curta Suzano implica no reconhecimento sem reservas deste regulamento. 

Conforme portaria 368/2014 do Ministério da Justiça, os filmes exibidos em mostras e festivais devem praticar a auto-classificação conforme o "Guia Prático da Classificação Indicativa" dispensando inscrição de processo junto ao Ministério e ficando a organização da Mostra responsável por garantir o cumprimento dessa medida podendo, inclusive alterar essa classificação conforme conveniência da Mostra. 

Qualquer falha técnica percebida no site durante a inscrição do filme deverá ser comunicada à Comissão Organizadora, para que as devidas providências sejam tomadas. Enfatizamos, porém, que o Curta Suzano não se responsabilizará por eventuais falhas técnicas que impeçam inscrições no último dia do festival.

A Comissão Organizadora do Curta Suzano terá a última palavra na solução de imprevistos e impasses durante todo o processo de realização da Mostra.