Curta Suzano divulga dia 19 os selecionados para a 4ª edição do festival

Previsto para acontecer entre 17 e 24 de julho, o Curta Suzano - Mostra do Curta-metragem do Alto Tietê, divulgará os filmes selecionados nesta sexta-feira, 19. O coletivo fará uma “live” às 20h em sua página no Facebook para elencar os contemplados. Este ano foram mais de 400 inscritos, sendo 368 do Panorama Brasil, 27 do Panorama Alto Tietê e 7 do Panorama Mundo. Por conta da paralisação das aulas pela Covid 19, o Panorama Estudantil do Alto Tietê foi adiado, mas os filmes já inscritos nesta categoria concorrerão automaticamente na quinta edição, em 2021. O estado de São Paulo liderou o número de inscritos com 130 curtas, seguido de Rio de Janeiro com 34 e Paraná com 29.

A 4ª edição da Mostra traz novidades, como a ampliação do número de categorias contempladas (foram incluídas neste ano Melhor Interpretação Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Som), e a inclusão do Panorama Brasil no quadro de premiações. No total, serão distribuídos 18 prêmios:

  • Melhor Curta

  • Melhor Curta (Júri Popular)

  • Melhor Direção

  • Melhor Roteiro

  • Melhor Interpretação

  • Melhor Interpretação Coadjuvante

  • Melhor Montagem

  • Melhor Fotografia

  • Melhor Som (Audio, trilha, som direto, mixagem)

Outra inovação do coletivo é uma formação online, Introdução à Produção Audiovisual, feita por Escobar Franelas, um dos organizadores do evento. O primeiro módulo, Breve História do Cinema, já está disponível no canal Curta Suzano no Youtube. Em breve, outros módulos estarão disponíveis.

O Curta Suzano propõe todo ano uma identidade visual inédita, homenageando diferentes elementos da natureza da região do Alto Tietê. Em 2020, o mascote é o Muriqui do Sul. Este primata está em risco de extinção por conta do processo de desmatamento e da caça ilegal. Para Douglas Cordeiro, responsável pela comunicação do festival, “a escolha pelo primata pode trazer luz à falta de consciência ambiental na qual estamos vivendo e quem sabe, forçar uma reflexão sobre como tratamos o meio em que vivemos”. Esta proposta visual foi desenvolvida por Leonardo Alves, designer de Itaquaquecetuba. As estatuetas, baseadas no mesmo processo conceitual, foram elaboradas por Maurício Chaer, artista plástico de Mogi das Cruzes.

Este ano, a mostra será 100% online, no site www.curtasuzano.com.br. Todos os filmes selecionados poderão ser assistidos e votados (na categoria Júri Popular), durante o período do festival, de 17 a 24 de julho. Carlos Magno, co-organizador da mostra, ressalta a importância deste modelo de trabalho neste momento: “Fazer um projeto como o Curta Suzano sempre é algo muito importante para nossa região e neste ano, por conta da pandemia, escolhemos fazer uma mostra online, e é legal, porque o curta pode chegar no mundo inteiro, vai ser um modelo diferente, mas pautado pela arte”.

A data da premiação está programada para o dia 25 de julho (sábado), podendo ser alterada, caso a quarentena persista.

0 visualização
  • Instagram ícone social
  • Facebook